terça-feira, 23 de dezembro de 2008

PREVISÃO PARA JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO

Frente as condições atmosféricas atuais e configuração de um novo evento de La Ninã os próximos meses devem ser de chuvas irregulares e abaixo da média climatológica em grande parte do estado.
A previsão climática de precipitação para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2009 (JFM) indica que na maior parte da Região Sul, exceto o litoral, há maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos sazonais abaixo da média. As temperaturas médias do trimestre devem variar entre normal e acima da média nas Regiões Sul e Sudeste.
Frente a condição de estabelecimento do fenômeno La Ninã nos próximos meses segue abaixo a média climatológica e desvio de precipitação para o estado do Rio Grande do Sul nos próximos meses. Em janeiro as chuvas devem ficar entre 25 a 50 mm abaixo da média no centro, sul, oeste e noroeste. Nas missões o volume de chuva deve ficar entre 50 e 75 mm abaixo da normal climatológica. No leste da região a tendência é de chuvas dentro da média. No mês de fevereiro a tendência é de chuvas entre 25 e 50 mm abaixo da média no sul do estado, na metade norte a tendência é de chuvas dentro da normal climatológica.
Para março os modelos indicam chuvas dentro da normal climatológica para todo o estado do Rio Grande do Sul.
O TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO deverá apresentar temperaturas um pouco acima da média. O risco de temporais e queda de granizo será mais comum, porém as chuvas deverão manter um padrão de má distribuição temporal, intercalando dias de forte instabilidade e sequência de semanas sem chuvas o que deverá agravar o processo de estiagem que já traz transtornos para a região. TENDÊNCIA Para o mês de abril observa-se a manutenção de pouca chuva para o RS e já é possível observar o estabelecimento de uma nova estiagem no centro do país. No mês de maio observa-se a tendência de uma estiagem muito forte no centro do país e segue um quadro de tempo seco no RS. Para junho é possível observar um padrão extremamente seco no centro do país, em Santa Catarina, Paraná e no sul e oeste do RS as chuvas seguem abaixo do normal. Aos poucos as chuvas voltam a intensificar sobre o estado. Em julho o tempo seco toma conta do pais, uma grande estiagem deverá abater o centro e o nordeste do Brasil. Observa-se também uma redução significativa de chuvas no norte da região Norte. No sul do país e sobre o RS aos poucos as chuvas voltam a normalidade. Conforme os modelos de computador as estiagem que atinge o RS só deverá voltar a ser amenizada a partir da segunda quinzena de junho. Mas a normalização e a recuperação dos resrvatórios e dos rios só deverá voltar ao normal no mês de setembro.

Nenhum comentário: